fbpx
O que estudar para o Enem 2019?
O que estudar para o Enem 2019? Pergunta complexa, mas nem tanto… Você verá o por quê.
Sou Mais Edu | 31 de Julho de 2019
Blog-enem-6-meses2.png

O Enem é uma prova complexa e apesar de todo o sigilo que envolve o desenvolvimento dos temas que estarão em pauta no principal vestibular do país, é possível “sim”, fazer algumas “previsões” dos conteúdos que provavelmente darão o ar da graça nos cadernos de questões do Enem 2019. Continue firme na leitura para compreender melhor.

O edital do Enem nos dá algumas pistas importantes, de acordo com o documento, todo conteúdo do ensino médio poderá marcar presença no Exame Nacional do Ensino Médio. Ok?! Essa informação não ajuda muito e a julgar pelo vasto universo de conteúdo que abrangem os ensinamentos do nível médio, tal fato já seria um dado, mais que suficiente para desanimar muitos corações desavisados.

Mas muita calma nessa hora, vamos refletir um pouco. Para isso faça um exercício mental simples, assim, você verá que a infinidade de assuntos estudados durante os três anos do ensino média não poderiam ser cobrados em uma prova como o Enem, tradicionalmente composta por 180 questões de múltipla escolha.

Feito esse exercício inicial, podemos concluir que a possibilidade de abordar todo o conteúdo do ensino médio, cai deveras por terra… Ufa!!! Essa é primeira boa notícia, mas temos outras duas informações que te deixarão ainda mais feliz.

A segunda boa notícia vai responder a tão a aclamada questão: 

O que irá cair no Enem 2019?

O Enem existe desde 1998,  ou seja, são 20 anos de história e toda boa história nos traz alguns ensinamentos. Vejamos:

Desde sua criação o Enem vem sofrendo uma série de alterações, mas certas coisas não mudam. Alguns temas continuam unh!!! Digamos que… sendo os queridinhos do Exame e isso é fácil de demonstrar, se você analisar as provas do Enem dos últimos 5 anos, verá que alguns assuntos são recorrentes em praticamente todas as provas.

Com base na reincidência de certos temas no Enem, torna-se possível elencar alguns padrões que se mantém ao longo do tempo e consequentemente deduzir que esses padrões serão mantidos, haja vista, a ressaltada importância de determinados assuntos.

Os Tops Temas Queridinhos do Enem

Ciências Humanas e suas tecnologias

Essa área do conhecimento abrange as seguintes matérias: FilosofiaHistóriaSociologia, Geografia. Dentro desse recorte certos temas brilham, desta forma, você deve se ater aos seguintes tópicos: Brasil colônia, História do Brasil, Idade Moderna, Idade Contemporânea, Cartografia, Geopolítica, Geografia Agrária, Meio Ambiente, Ética, Globalização, Mundos do trabalho, Natureza do Conhecimento, Ideologia, Democracia e Cidadania.

Ciências da Natureza e Suas Tecnologias 

Compreende matérias como: FísicaQuímica Biologia. Nesse campo os seguintes assuntos provavelmente farão parte da seleção natural do Enem,  então, atenção redobrada aos seguintes conceitos: Meio Ambiente, Biotecnologia, Mecânica, Termodinâmica, Citologia, Óptica, Leis da Física, Química Orgânica, Humanidade, Eletricidade, Ondulatória, Físico-química.

Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias

Compreende matérias como: Língua PortuguesaLiteraturaArte Língua Estrangeira. Vixe… essa área do conhecimento tem muito a dizer, portanto, bora “rasgar o verbo” e revelar o que mais importa aqui: Leitura e Interpretação de Texto, Gêneros Textuais, Compreensão Textual, Domínio Lexical, Análise do Discurso, Artes e Leitura.

Matemática e Suas Tecnologias

Chegamos ao campo das exatas! Aqui deve-se priorizar os seguintes conceitos: Porcentagem, Aritmética, Probabilidade, Funções, Escala, Gráficos e Tabelas, Geometria, Razão e Proporção.

Pronto! Agora você já está com roteiro do Enem 2019, em mãos, mas nossa jornada ainda não terminou, resta revelar a cartada final, para marchamos rumo ao místico portal dos aprovados e assim fechar com chave de ouro.

Mas antes disso vale dizer que os tópicos listados acima fazem parte de uma análise probabilística, ou seja, essas informações não são uma previsão futurista, 100% precisa, mas se você busca um norte para começar a estudar a nossa “Top list dos temas queridinhos do Enem”, sem dúvida é um ótimo lugar para começar a estudar.

Tão importante quanto saber  “O que estudar?” é saber “Como estudar de modo eficiente?”.

Pode parecer difícil, mas vou te ajudar com um clique final.

É hora de começar a se preparar

Contato: atendimento@soumaisedu.com.br (31) 9 9153.4601

© Sou Mais Edu. Todos os direitos reservados.